Esta é a página da Turma 57-BQ, autodenominada "Uma Turma Quase Perfeita!", que reúne aqueles que ingressaram em 1957 na EPCAR. A ela se juntaram, de 1957 a 1960, colegas da Turma de 1956 que não concluíram o 1º ano, colegas que se matricularam diretamente no 2º e 3º ano da EPCAr, além dos que se juntaram a nós por terem ingressado diretamente no 1º ano da Escola de Aeronáutica. Nossa página tem como escopo traduzir o sentimento que nós temos pela ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR que nos projetou para a sociedade, falar das raízes que ali fincamos e do grau de amizade duradoura que nos acercou. Ela fala de nós, de nossos sonhos, vivências e esperanças, relatados por nós mesmos em nosso boletim, O CON*DOR.

Sabemos que um grande número de internautas utilizam, para a sua navegação, browsers diferentes do Netscape ou Internet Explorer, como o Ópera, ou usam versões antigas desses programas, incapazes de abrir animações programadas com Java, Flash etc. Muitos de nossos visitantes não dispõem, também, de meios para reprodução de arquivos de músicas. Em respeito a todas essas pessoas, nosso sítio é muito simples e foi construído manualmente usando apenas os comandos universais da linguagem HTML. Assim, não veiculamos músicas ao vivo e as páginas são pequenas em termos de quilobytes, o que torna rápido o seu carregamento. Todo o conteúdo deste sítio pode ser visto usando qualquer versão de qualquer software de navegação.

Vocês estão convidados a assinar ou ler o nosso Livro de Visitas, criado para registrar a presença de cada um e os seus comentários. Não deixe de assinalar a sua visita. Suas impressões, mensagens ou comunicados serão lidos por todos e serão muito importantes para nós. Todas as visitas receberão resposta aos seus comentários.

Relacionamos algumas páginas de nossos colegas de outras turmas da EPCAr em nossa listagem de links. Temos também um Cadastro para recolher e atualizar os dados dos componentes da Turma. Não deixe de atualizar os seus dados.

Existem muitos colegas cujo paradeiro ainda desconhecemos. Aqueles que tiverem informações sobre como entrar em contato com eles, como telefone, endereço, e-mail etc., por favor façam chegar esses dados até nós.

Falar conosco é fácil. O Al. 57-18 Brasil, webmaster, atende pelo telefone (21) 2512-2600 e o Al. 57-55 Amorim, da Coordenação da Turma, pelo telefax (21) 2771-7522, ambos sempre ao dispor de todos. Todos os e-mails deste site estão escritos com o sinal # (cerquilha) no lugar de @ (arroba) para evitar que sejam lidos por robôs da internet que capturam e-mails com a finalidade de fazer parte de listas de spam. Assim, se clicar em um e-mail deste site, substitua o sinal # por @ antes de enviar sua mensagem.

A pesquisa de nomes, palavras, lugares, datas etc. neste sítio pode ser feita de maneira simples clicando no botão de busca existente abaixo desta linha. As palavras devem ser acentuadas normalmente, pois o sistema identifica caracteres.



NOTÍCIAS DE SETEMBRO DE 2010

01 - INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS CONCURSOS PARA INGRESSO NA FAB
O ingresso na FAB somente pode ser feito através de concursos públicos. Esses concursos são abertos através de EDITAIS publicados no Diário Oficial da União e, também, no site da Força Aérea Brasileira. Este, apresenta páginas específicas com informações sobre as escolas de formação, a qualificação dos candidatos, prazos, locais de provas etc.

A lista dos concursos conforme o nível de instrução, sexo e idade dos candidatos é apresentada na página do site da FAB intitulada COMO INGRESSAR NA FAB. Para cada curso ou estágio são apresentadas as seguintes informações: A lista de todos os concursos é apresentada em COMO INGRESSAR NA FAB. Para cada curso ou estágio são apresentadas as seguintes informações:

a) Sigla e nome do curso ou estágio.
b) Sigla do estabelecimento de ensino que ministrará o curso.
c) Escolaridade exigida na data da matrícula.
i) Matérias do concurso. d) Duração do curso ou estágio.
e) Períodos do ano em que se receberão as inscrições.
f) A quais sexos é aberto.
g) Situação após o curso ou estágio (posto ou graduação e especilidade).
h) Expectativa na carreira (maior posto ou graduação)
j) Idade máxima até a data da matrícula.
k) Exames anteriores (em alguns concursos)

A página do site da FAB CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS mostra apenas os concursos que ainda recebem inscrições.

Após a data do encerramento das inscrições eles são consideradoa EM ANDAMENTO até a data da matrícula dos candidatos aprovados. É importante que o candidato a ingressar na FAB preste atenção a qual é o período de publicação do EDITAL no Diário Oficial da União e no site da FAB consultando o link COMO INGRESSAR NA FAB. Deve-se visitar diariamente o site da FAB nessa época para não perder o prazo da inscrição. Na coluna Concurso das páginas dos CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS e CONCURSOS EM ANDAMENTO do site da FAB, existem links para as INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS e os seus ANEXOS.

As INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS, para todos os concursos, apresentam as seguintes informações, dentre outras:

a) Número de vagas por especialidade.
b) Condições a atender para poder se inscrever.
c) Locais de Ecame
d) Concentração de candidatos.
e) Exames a serem realizados
f) Recursos.
g) Condições para a aprovação.

Os ANEXOS ao EDITAL apresentam as seguintes informações:

1: Abreviaturas e siglas utilizadas nos anexos.
2: Datas dos eventos, como inscrição, divulgação dos resultados, provas, inspeção de saúde, matrícula etc.
3: Requisitos para a inspeção de saúde: estatura e peso, cardiocirculatórios, visuais, auditivos, oftalmológicos, ortopédicos e dérmicos, inluindo exigências relativas a tatuagens.
4: Programa das matérias do concurso e bibliografia recomendada.
5: Testes de avaliação do exame de aptidão psicológica.
6: Teste de avaliaçao de condicionamento físico: resistência muscular e capacidade aeróbica.
7: Inscrição em grau de recurso

As instruções para os concursos totalmente encerrados ficam ficam permanentemente à disposição do público, incluindo a lista de aprovados, gabaritos etc. na seção de CONCURSOS ANTERIORES.

Para se preparar para um concurso futuro, que ainda será objeto de EDITAL, os candidatos podem se organizar com bastante antecedência, uma vez que podem tomar conhecimento, nos editais dos CONCURSOS EM ANDAMENTO ou CONCURSOS ANTERIORES, da época e locais das provas, dos currículos, das exigências de saúde, dos livros sugeridos para estudo etc.

02 - CONCURSOS PARA INGRESSO NA FAB COM INSCRIÇÕES ABERTAS.
Clique em CONCURSOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS.

03 - INFORMAÇÃO SOBRE CICATRIZES OU TATUAGENS E O INGRESSO NA AERONÁUTICA
Devido ao grande número de consultas que temos recebido de pessoas que têm cicatrizes ou tatuagens e que desejam ingressar na FAB, apresentamos as exigências dos concursos da Força Aérea Brasileira relativas a esse assunto:

REQUISITOS DÉRMICOS

1 - Inexistência de cicatriz deformatória ou não-deformatória que, por sua natureza ou localização, possa, em face do uso de equipamento militar e do exercício das atividades militares, vir a motivar qualquer perturbação funcional ou ulcerar-se.

2 - Inexistência de tatuagem no corpo que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Forças Armadas (conforme previsto no Art. 28 do Estatuto dos Militares), tais como as que apresentem símbolos e/ou inscrições alusivas a:
  a) Ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas ou que preguem a violência e a criminalidade;
  b) Discriminação ou preconceitos de raça, credo, sexo ou origem;
  c) Ideias ou atos libidinosos e/ou
  d) Ideias ou atos ofensivos às Forças Armadas.

3 - Inexistência de qualquer tipo de tatuagem aplicada em área do corpo que possa vir a prejudicar os padrões de apresentação pessoal quando no uso de uniformes estabelecidos por regulamento do Comando da Aeronáutica, incluindo aqueles previstos para a prática de educação física, como camiseta, calção de ginástica e traje de banho.

04 - INSTRUÇÕES PARA O EXAME DE SAÚDE PARA NA EPCAR
Considerando o grande número de perguntas que recebemos sobre o exame médico para ingresso na EPCAR, colocamos neste site a LISTA DE EXIGÊNCIAS físicas e mentais às quais os candidatos devem atender. Esta lista está acessível, também, por um link existente no título INGRESSO NA FAB, mais abaixo. Para saber tudo sobre as inspeções de saúde na Força Aérea Brasileira, sugerimos consultar o documento ICA 106 expedido pelo Ministério da Aeronáutica.

05 - ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E CURSOS DE FORMAÇÃO E DE ADAPTAÇÃO MINISTRADOS PELA FAB
Para atender a inúmeros pedidos de visitantes que desejam saber sobre os concursos para ingressar na FAB, ativamos links para as diversas escolas da Força Aérea, assim como para instruções de concursos para o ingresso na FAB como soldados, sargentos ou oficiais. Pretendemos, também, manter em dia a publicação dos resultados desses concursos. Embora sempre verifiquemos o funcionamento desses links no começo de cada mês, não podemos garantir que eles estejam operacionais quando até o momento em que vocês entram em nossa página.

De acordo com idade e nível de escolaridade, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem na Força Aérea, seja como militar de carreira ou temporário. Para o militar de carreira (oficial ou sargento), o ingresso só é possível mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação. O militar, dessa forma, cria um vínculo com a Instituição, podendo deixá-la ao pedir transferência para a reserva remunerada, após o término do seu tempo de serviço obrigatório.

Já o militar temporário, permanece na Força Aérea por um período de tempo delimitado e previamente informado. Findo o limite máximo do tempo de serviço, o militar passa para a reserva não remunerada (R2). O ingresso é por meio de uma seleção conduzida pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que estabelece o período e as vagas para cada área de interesse necessária.

Então, como ingressar na Força Aérea?

Conforme a idade e o nível de escolaridade, há várias formas de ingresso numa Escola Militar. Este se realiza mediante a aprovação do interessado em concurso público de âmbito nacional.

A seguir apresentamos a lista dos estabelecimentos de ensino responsáveis pela capacitação e a formação dos candidatos a integrar da Força Aérea Brasileira, bem como os principais cursos nelas ministrados.

Na EPCAR, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena-MG, é realizado o curso CPCAR - Curso Preparatório de Cadetes do Ar. A EPCAR iniciou suas atividades em 1949. Informações gerais e sua história podem ser conhecidas clicando-se no link existente ao pé desta página.

Sexo: Apenas candidatos do sexo masculino.

Período de inscrição: de abril a maio.

Escolaridade: Há concursos para o 1º e para o 3º ano. Exige-se a 8ª série do ensino fundamental para ingresso no 1º ano e a 2ª série do ensino médio para ingresso no 3º ano.

Duração do curso: 03 anos para ingresso no 1º ano (idade máxima de 17 anos) e 1 ano para ingresso no 3º ano (idade máxima de 19 anos) .

Provas: Português, Matemática, Exame de saúde, Exame de Aptidão Psicológica e TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico).

Situação após o curso: Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas por Portaria do Comandante da Aeronáutica.

Publicamos algumas instruções de concursos anteriores da EPCAR, apenas como informação, com a finalidade de dar conhecimento aos candidatos ao ingresso na FAB dos currículos, época de inscrição, rotina da Escola Preparatória de Cadetes do Ar etc. Esses dados podem ser encontrados em nossa página de Concursos Anteriores. Faça aqui o download de provas anteriores do concurso para ingresso no 1º ano (4.1Mbytes) e 3º ano (2.1Mbytes) da EPCAR.

Tendo em vista a grande quantidade de pedidos que recebemos sobre as condições de saúde física e mental exigidas para ingresso na EPCAR, publicamos neste site uma página com todas as EXIGÊNCIAS DE SAÚDE - EPCAR.

Na AFA - Academia da Força Aérea, situada na cidade de Pirassununga (SP), é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica.

Em 1942, evidenciou-se a necessidade de se transferir a Escola de Aeronáutica do Rio de Janeiro para um local que apresentasse melhores condições climáticas e permitisse a instrução aérea dos futuros pilotos com a menor interferência possível. A cidade de Pirassununga foi a escolhida. Em 1952 iniciaram-se as obras de construção da nova escola, que veio a se denominar Academia da Força Aérea. De 1960 a 1971 foram transferidas as atividades da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos para a nova sede. A Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos passou a se denominar Universidade da Força Aérea, ministrando cursos diversos, como o de Aperfeiçoamento de Oficiais e o de Estado-Maior da Aeronáutica, dentre outros. A instrução aérea na Escola de Aeronáutica de Pirassuninga começou em 1964. Em 1969, a Escola passou a ser denominada Academia da Força Aérea.

Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena, os quais, embora não tenham similares no sistema civil, assemelham-se às áreas de Engenharia e de Administração. O aproveitamento do currículo nos cursos superiores civis é regulado pelo Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação.

Ao ser matriculado, o jovem é revestido dos direitos das responsabilidades inerentes à posição de Cadete. De imediato, deve atender aos atributos de "CORAGEM, LEALDADE, HONRA, DEVER E PÁTRIA", que constituem o Código de Honra do Cadete da Aeronáutica.

Os ensinamentos morais, científicos, militares e técnico-especializados são ministrados por professores civis federais, instrutores militares e monitores, seguindo uma seqüência de instrução, dentro de modernos moldes pedagógicos, coordenados pela Divisão de Ensino da Academia.

A Educação Física e a Instrução Militar são disciplinas ministradas paralelamente, dentro de rígidos padrões e em instalações modernas. Aqui sobressaem a instrução de pára-quedismo e a de sobrevivência no mar e na selva. Os cursos oferecidos pela AFA são:

 CFOAV - Curso Formação de Oficiais Aviadores, para ambos os sexos.

Os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Aviadores iniciam a instrução aérea no 2º semestre do lº ano, voando a aeronave T-25 "Universal", avião de instrução básica, de fabricação nacional, permanecendo nessa aeronave até o 3º ano, quando somam cerca de 75 horas de vôo. No 4º ano, realizam a instrução na aeronave T-27 "Tucano", turboélice de instrução avançada, também de fabricação nacional, no qual voam 125 horas, aproximadamente.

Assim, os Cadetes Aviadores desenvolvem as qualidades individuais requeridas para o Piloto Militar, dominando o avião em manobras de precisão, em acrobacias, em vôos de formatura e vôos por instrumentos. Dessa forma, preparam-se para futuras operações bélicas e para o curso especializado que farão no Comando Aéreo de Treinamento (CATRE), em Natal-RN, já no na condição de Aspirante-a-Oficial-Aviador.

Aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, inglês técnico e meteorologia, instrução militar, legislação militar e outras matérias completam o currículo técnico-especializado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores.

 CFOINT - Curso de Formação de Oficiais Intendentes, para ambos os sexos.

Os Cadetes Intendentes estudam matérias relacionada à administração financeira e orçamentária, aprendendo a moderna ciência da gestão econômico-financeira e dos serviços especializados de intendência e de suprimento técnico, integrados ao sistema logístico do Comando da Aeronáutica . Estudam ainda legislação militar, e recebem a instrução militar, suporte para a carreira.

Após quatro anos de estudos, são declarados Aspirantes-a-Oficial-Intendente, quando iniciam suas atividades administrativas nas diversas Organizações do Comando da Aeronáutica, distribuídas por todo o território nacional.

 CFOINF - Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica, apenas para rapazes. Eventualmente abre-se inscrição para uma turma especial reunindo ex-alunos da EPCAR e ex-cadetes aviadores da AFA.

Os Cadetes do Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica estudam métodos de defesa e segurança das instalações militares, emprego de defesa antiaérea de aeródromos e sítios, comando de frações de tropas e de equipes contra-incêndio, legislação militar, emprego de armamento, serviço militar e mobilização.

É ministrada, ainda, instrução de pára-quedismo, capacitando-os ao desempenho de missões de ataque e de resgate.

Após os quatro anos de formação acadêmica, são declarados Aspirantes-a-Oficial-Infante, quando iniciam suas atividades regulares de manutenção operacional de combate terrestre, nas diversas Organizações da Força Aérea.

Abaixo apresentamos informações comuns a todos os cursos:

Período de inscrição para todos os cursos: maio a junho.

Escolaridade: 3ª série do ensino médio.

Duração do curso: 04 anos (idade máxima para ingresso de 20 anos).

Provas: Inglês, Matemática, Física, Português e TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico). TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico)

Situação após o curso: O cadete é declarado Aspirante-a-Oficial Aviador (CFOAV) ou Intendente (CFOINT), podendo ter acesso até ao Generalato ou é declarado Aspirante-a-Oficial de Infantaria (CFOINF), podendo ter acesso até o posto de Coronel.

Para outras informações sobre os cursos acima, clique aqui.

No CIAAR, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte-MG, são realizados diversos cursos e estágios. A seguir listamos alguns dos cursos e estágios ministrados pelo CIARR.

 CFOE - Curso de Formação para o Quadro Feminino de Oficiais e Sargentos. O curso forma o pessoal feminino de todas as especialidades, exceto a de oficiais-aviadoras.

 CFOE - Curso de Formação de Oficiais Especialistas de Aeronáutica, iniciado em 1997, é destinado apenas aos graduados da FAB e abrange as seguintes especialidades: Aviões, Armamentos, Comunicações, Controle de Tráfego Aéreo, Fotografia, Meterologia e Suprimento.

 CAMAR, CAFAR e CADAR - Cursos de Adaptação para Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas.

Período de inscrição para todos os cursos: agosto a setembro.

Escolaridade: ENSINO SUPERIOR (Graduação em especialidade de interesse da Aeronáutica, com registro profissional no respectivo Conselho Regional.

Duração do curso: 13 semanas (idade máxima para ingresso de 32 anos).

Provas: Conhecimentos especializados de Medicina, Farmácia ou Odontologia, Português, Prática e Títulos.

Situação após o curso: Nomeado, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, Primeiro-Tenente Médico, Dentista ou Farmacêutico.

 EAOT - Estágio de Adaptação para Oficiais Temporários, masculino e feminino, aberto para advogados, engenheiros de todas as especialidades, psicólogos, fonoaudiologistas etc. Ao final do curso os alunos são nomeados, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, Segundo Tenente da Reserva

 EIA - Estágio de Adaptação para Oficiais Temporários de Educação Física.

 EIAC - Estágio de Instrução e Adaptação do Quadro de Oficiais Capelães.

 EAOEAR - Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros, aberto a engenheiros formados por escolas de engenharia. O período de inscrição é, geralmente, de agosto a setembro.

No ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, localizado na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, é realizada a formação de engenheiros em diversas especialidades, tanto civis como militares, nas áreas de Aeronáutica, Eletrônica, Engenharia da Computação, Infra-Estrutura Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica.

O ITA também realiza cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, sendo considerado um centro de excelência em educação de 3º e de 4º grau, com cursos de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Eletrônica e Computação, Física e Infra-Estrutura Aeronáutica.

Na EEAR, Escola de Especialistas da Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá-SP, é realizada a formação de cabos e sargentos especialistas. Essa especialidades, nem sempre abertas, para candidatos sem curso técnico, são: Administração, Auxiliar Odontológico, , Cartografia, Comunicações, Controlador de Tráfego Aéreo, Desenho, , Eletricidade e Instrumentos, Eletromecânica, Eletrônica, Equipamento de Vôo, Estruturas e Pintura, Foto-Inteligência, Guarda e Segurança, Informações Aeronáuticas, Material Bélico, Mecânica de Aeronaves, Meteorologia, Obras, Suprimento Técnico, dentre outras.

Os candidatos com curso técnico podem concorrer a Administração, Aeronaves, Armamento, Auxiliar Odontológico, Bombeiro, Edificações, Eletricidade, Eletrônica, Enfermagem, Hélice, Infantaria de Guarda, Instrumentos, Laboratório, Metalurgia, Música, Radiologia, Pavimentação, Plástico e Pintura, Pneumática, Sistemas Elétricos, Sistema de Informação, Sistemas Hidráulicos, Topografia.

Atualmente, a EEAR, além do Curso de Formação de Sargentos - CFS e do Curso de Adaptação à Graduação de Sargento - EAGS, ministra o Curso de Formação de Cabos - CFS, Cursos Especiais de formação para Sargentos de outras Forças Armadas, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS, além de formar militares e técnicos civis de Nações amigas.

06 - CONFRATERNIZAÇÕES DA QUASE PERFEITA EM SETEMBRO DE 2010
  I - DIA DO HAPPY HOUR MENSAIL
       Local: Deck do Clube de Aeronáutica, Rio de Janeiro, na 3ª terça-feira do mês às 19h.
       Programação deste mês: Dia 17.
       Conta: Rateada (uísque à parte).
       Adesão: Aproximadamente R$ 25,00.
       Estacionamento: No pátio do III COMAR, sob responsabilidade do Clube de Aeronáutica.

  II - DIA DO ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO
       Local: Deck do Clube de Aeronáutica, Rio de Janeiro, na 2ª terça-feira do mês às 12h.
       Programação deste mês: Dia 7.
       Conta: Rateada (uísque à parte).
       Adesão: Aproximadamente R$ 25,00.
       Estacionamento: No pátio do III COMAR, sob responsabilidade do Clube de Aeronáutica.

  III - DIAS DE RESTAURANTES
       Local: Centro da cidade do Rio de Janeiro.*
       Concentração: No deck do Clube de Aeronáutica na Praça Marechal Âncora, às 18h30min.
       Dias: 1ª e 4ª terças-feiras.
       Programação deste mês: Dias: 7 e 28 a partir das 17h30min.
       Adesão: Por rateio.
       *Os locais de destino serão escolhidos na concentração em função do número de participantes.

07 - O CON*DOR
Estamos com alguns exemplares mais novo em revisão. Assim que isso seja feito os colocaremos em nosso sítio. Para ler os exemplares disponíveis, clique AQUI.

08 - UMA MENSAGEM MUITO ESPECIAL
Neste espaço são transcritas mensagens interessantes, dentre as muitas que foram deixadas em nosso gordo Livro de Visitas. Transcrevemos uma mensagem antiga, postada por Jéssika Vany, cheia de dúvidas.



Visita: 1491
Data: 27-04-2006
Nome: Jéssika Vany
Cidade: Natal-RN

Mensagem:
Estou com umas dúvidas, que não são só minhas, sobre as datas das provas e as idades para realização das provas... Eu tenho 16 anos e estou cursando o 2º ano do ensino médio. A folha que eu tenho, diz que só podem fazer as provas as pessoas cursando o 3º ano do ensino médio. Gostaria de saber se para fezer a prova tem que está cursando o 3º ano em 2006 ou em 2007!!? Em relação as datas previstas das provas, eu ainda tenho muito as dúvidas entre oficiais intendentes, de infantaria, aviadores... mas eu pensei em "ser" aviadora apesar das dúvidas. Minhas dúvidas em relação à FAB: como entrar, data das inscrições, quanto seria o meu soldo se eu fosse oficial aviadora, qual a diferença entre uma oficial aviadora e intendente, se eu cursando o segundo ano do ensino médio esse ano eu posso ingressar na Aeronáutica, bem, essas são algumas dúvidas que eu me lembro agora. Voltando ao assunto das data previstas das provas, meu curso (APIEM) dura em torno de 07 a 08 meses e eu estava "olhando" no site da FAB que as provas são de maio a junho... Como pode!!?? Gostaria de saber se um oficial aviador pode ter problemas de miopia!!? Porque, eu já li no edital sobre o uso dos óculos mas não consegui entender nada. Obrigada!! Adorei o site... Toda vez que posso estou aqui, tentando enviar minhas dúvidas a vocês... Obrigada por ter respondido as anteriores! Desde já agradeço pela paciência!

Você tem que estar cursando o 3º ano do ensino médi no ano da realização do concurso. Se você fizer concurso em 2010 para ingresso em 2011, deverá estar no terceiro ano do ensino médio em 2010. As carreiras de intendência (administração e suprimeto), aviador ou infantaria são diferentes. Mulheres, por enquanto, não podem ser de infantaria. Sobre o seu curso APIEM, tudo bem. Você só poderá fazer provas em 2007, quando estiver cursando o 3º ano, logo não há nenhuma incompatibilidade. Não temos espaço para descrever a diferença entre as especialidades. Os aviadores são pilotos de combate que pilotam caças, bombardeiros ou aeronaves de transporte. Os intendentes providenciam o suprimento de alimentos, combustível etc. administram compras, pagamentos de pessoal. Os infantes são oficiais que lidam com a tropa de combatentes terrestres da FAB. Sobre soldos, veja a visita 1307. Os oficiais aviadores não podem ter qualquer defeito de visão, não sendo permitida a correção cirúrgica de refração por ceratotomia radial. Se não fomos claros, volte, Jéssika.

08 - TUDO TEM SOLUÇÃO, SÓ DEPENDE DE NÓS: NOVA EDIÇÃO
O mais novo livro de nosso colega e escritor, Aluno nº 57-13, ADHEMAR NUNES DA CUNHA, obra com direitos autorais registrados junto aos órgãos competentes, tem a sua 5ª edição publicada neste sítio. Clique em TUDO TEM SOLUÇÃO e você terá acesso às interessantes, lúcidas e polêmicas propostas do autor para solucionar diversos problemas de nosso país e de seus habitantes. Obrigado, Nunes.

09 - ANIVERSARIANTES
Para saber a relação dos aniversariantes por dia do ano é só clicar em [ANIVERSÁRIOS].
Recebam os parabéns da Turma inteira os nossos aniversariantes. Eles merecem os nossos cumprimentos. Seus telefones, correios eletrônicos e endereços estão em ENDEREÇOS, ao pé desta página. Não deixe de mandar os parabéns para eles! Não se esqueça de que este site utiliza o sinal # no lugar de @, na grafia de e-mails, para evitar que os e-mails sejam copiados por robôs para serem vendidos em listas de spam.

SETEMBRO

Dia 01 - Al 57-102 LUIZ HENRIQUES.
Dia 05 - Al 57-67 JOSÉ AGOSTINHO MACIEL.
Dia 07 - Al 58-274 JOSÉ DA SILVA GOIS NETO.
Dia 09 - Al 09 58-276 SÉRGIO IVAN PEREIRA.
Dia 17 - Al 57-38 FERNANDO REGO CABRAL.
. Dia 22 - Al 57-83 EURO CAMPOS DUNCAN RODRIGUES.
Dia 24 - Al 57-01 CARLOS AMADO MACHADO FILHO.
Dia 29 - Al 58-266 ANTÔNIO MIGUEL ROCHA ORNELLAS.





TurmaQP#57-BQ.org

(Página melhor visualizada com resolução de 800x600 fontes pequenas)


HOMEPAGE    PÁGINA INICIAL    BARBACENA    EPCAR    A TURMA    LINKS    ENDEREÇOS
   CADASTRE-SE    LIVRO DE VISITAS    O CON*DOR    QUADRO DE RECADOS    ZUZUCA    ANIVERSÁRIOS