A ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR


Frente da Escola vista da cidade




HISTÓRIA E TRADIÇÃO

A tradição do prédio da EPCAr, no que diz respeito ao ensino, tem suas raízes no século passado:

Em 1874, o barbacenense Padre João Ferreira de Castro e Marcelino Ferreira, também sacerdote, inauguraram o Colégio Providência nas instalações atualmente ocupadas pela EPCAr.

Em 1883, Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas, adquiriu o prédio e ali implantou uma filial do Colégio Abílio. Alguns anos depois o Colégio Providência, agora sob a responsabilidade da Sociedade Educadora Mineira, voltou para a sua antiga sede.

Em 1890, o Estado de Minas Gerais recebeu, em doação da Sociedade Educadora Mineira, o prédio e o terreno ocupados pelo Colégio Providência para instalação do Ginásio Mineiro.

Em 18 de agosto de 1913, o Colégio Militar substituiu o Colégio Mineiro, iniciando suas atividades no mesmo local. Em 1926 o Colégio Miltar foi extinto e o Ginásio Mineiro, com esse nome, voltou a ocupar o prédio por mais 27 anos, quando foi transformado em Colégio Estadual de Barbacena. Suas atividades no local duraram de 1943 até 1949.

Naquele ano o Ministro da Aeronáutica instalou, no tradicional casarão situado junto à linha férrea, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, criado no Governo Eurico Gaspar Dutra, quando era Ministro da Aeronáutica o Ten-Brig-do-Ar Armando Figueira Trompowski de Almeida e Diretor de Ensino o Brig-do-Ar Antônio Guedes Muniz. Esta solução buscava atender às necessidades da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos que, em 1948, resolveu aumentar o rigor na seleção de candidatos. O resultado dessa atitude foi observado no concurso realizado no final daquele ano: apenas um candidato foi aprovado. Este fato teve como conseqüência a decisão, já amplamente discutida no alto escalão, de se criar uma Organização Militar similar às existentes na Marinha e no Exército que viesse a preparar adequadamente os candidatos a Cadetes do Ar.

As atividades do Curso foram iniciadas em 28 de abril de 1949, provisoriamente na Escola Técnica de Aviação em São Paulo, com 200 alunos. A primeira Turma de Alunos chegou a Barbacena de trem, em 29 de julho e, em 2 de agosto, o Curso passou a funcionar na sua nova sede.

Em 1950, parte do ano letivo teve de ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, para permitir a modernização das velhas instalações do prédio quase centenário de Barbacena.

Em 21 de maio de 1950, data em que é comemorado o aniversário da Escola, o Curso Preparatório foi transformado em Escola Preparatória de Cadetes do Ar pela Lei 1.105/50. Estas são as origens do Curso Preparatório de Cadetes do Ar e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena.




EVOLUÇÃO CURRICULAR DESDE 1949

A seguir, estão sintetizadas informações sobre o Curso Preparatório de 1949 e a Escola após 1949.

1949 - Instala-se o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

1950 - É criada a Escola Preparatória de Cadetes do Ar

1993 - É suspenso o ensino de 2º grau na EPCAR e inicia-se o planejamento da execução de cursos e estágios de adaptação ao oficialato. Era intenção, na época, que a EPCAR não mais preparasse os candidatos ao oficialato, passando a Academia da Força Aérea a receber pessoal civil, sem qualquer estudo militar. A EPCAR passaria, exclusivamente, a adaptar civis para o oficialato em especialidades que não a de oficial-aviador. Neste ano, foi ministrado na EPCAR o 1º ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores, exceto a instrução aérea. Esses cursos e estágios de adaptação eram:

    1) Cursos de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR, CADAR, CAFAR);

    2) Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários - EAOT (Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Telecomunicações, Analistas de Sistemas, Analistas de Organização e Métodos, Administração de Empresas, Arquitetura, Serviço Social, Biblioteconomia, Relações Públicas, Direito, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Jornalismo);

    3) Curso de Adaptação ao Oficialato para o Quadro Oficiais Convocados - QOCON (Adjuntos de Serviços Jurídicos e Advogados);

    4) Estágio de Adaptação de Oficiais - EAOF (Suboficiais);

    5) Estágio de Instrução e Adaptação - EIA (Capelães).

1995 - É determinada a reativação do 3º ano do 2º grau a partir de 1996.

1996 - É reativado o 3º ano do 2º grau, como um primeiro passo no retorno da Escola à sua destinação original. Continua, contudo, a execução dos cursos e estágios de adaptação ao oficialato.

1997 - Reativação do 2º ano do 2º grau, coexistindo com a execução dos cursos e estágios de adaptação ao oficialato.

2002 - É reativado o 1º ano do 2º grau, cessando a execução de cursos e estágios de adaptação, os quais são transferidos para o CIAAR, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, passando a EPCAR a cumprir a sua missão original de preparar jovens candidatos à carreira de oficial-aviador.




A EPCAr HOJE

Fachada da Escola

A EPCAr, hoje, se destina exclusivamente a preparar futuros oficiais-aviadores.

Para proporcionar um excelente curso das três séries do 2º grau, além de instrução militar, educação física etc., a Escola dispõe de respeitável infra-estrutura que, numa área de 432.709 m2, oferece:

Alfaiataria, posto do Banco do Brasil, agência dos Correios, lavanderia, sapataria, 30 salas de aula, 2 auditórios, cinema para 1.500 lugares, 9 laboratórios (biologia, química, física, línguas e informática), biblioteca com cerca de 19.000 volumes, hospital, serviço bancário, telefônico e de correios, ginásio, estádio olímpico, lavanderia, capela, estande de tiro, refeitórios e alojamentos com capacidade para receber, por ano, até 1.000 alunos em regime de internato.

O ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar é feito somente por concurso público. Se você quiser saber como nela ingressar, clique no link CONCURSOS ANTERIORES, onde apresentamos as instruções para concursos passados, como informação. Para falar com a EPCAR o telefone é (32) 3339-4000.





HOMEPAGE    PÁGINA INICIAL     BARBACENA     EPCAR    A TURMA    LINKS    ENDEREÇOS
   CADASTRE-SE    LIVRO DE VISITAS    O CON*DOR    QUADRO DE RECADOS    ZUZUCA    ANIVERSÁRIOS